quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Se a água é formada por um combustível (H) e um comburente (O), como ela pega fogo?


Na verdade, o hidrogênio e o oxigênio em suas formas atômicas – H e O – não tem propriedade de combustível e comburente. Essas propriedades pertencem às moléculas que eles formam: H2 e O2 respectivamente. 
Separados eles pegam fogo.
A combustão é numa reação de oxidação: uma substancia perde elétrons para outra. Para ela ocorrer, é preciso ter um combustível ( que pode ser o H2) e um comburente (como o O2). Se o combustível é o H2, ele pede elétrons que vai para o O2 durante a combustão. Com a troca de elétrons as moléculas de H2e O2 se recombinam e viram água na forma de vapor (2H2O), numa reação que gera bastante energia. O problema é que uma parte da energia não cabe nas moléculas de água. E está sobra é justamente o fogo que a gente vê.
Juntos eles apagam.
Por sua vez, a água (H2O) na forma liquida Server para apagar o fogo porque ela rouba calor, as reações químicas entre combustível e comburente não ocorrem, e o fogo deixa de ser formado. Além disso, ao roubar calor da combustão, a água atinge uma temperatura suficiente para evaporar. O vapor d’água, então, se dispersa entre as moléculas de O2 do ar, dificultando o contato entre combustível e comburente e enfraquecendo ainda mais o fogo.

2 comentários:

Lesmaparasita disse...

Uma curiosidade antiga minha (Y)

Alberto disse...

Isso aew Champz (Y)